Translate

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Rede da Disciplina

Com objectivo de permitir uma visualização rápida do modo como se organiza a disciplina desde o 7.ºano ao 9.ºano criamos a sua rede.
Alguns dos conteúdos propostos poderão não ser dados.

                                                                       Rede da Disciplina

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O que é a disciplina de Educação Tecnológica

No 3º Ciclo será aprofundada a análise técnico - tecnológica iniciada anteriormente, sendo os conhecimentos e as aprendizagens integradas num contexto global, analisando os seus fundamentos. O mundo tecnológico será estudado em toda a sua complexidade, dinâmica e evolução, proporcionando a construção de uma cultura e literacia tecnológicas, devendo o aluno desenvolver critérios valorativos próprios. Promover-se-á, de forma gradual, o avanço da autonomia dos alunos, baseada no entendimento dos problemas, na interiorizarão dos conceitos, princípios e operadores tecnológicos (de uma forma sistemática) e da transferência das aprendizagens para outras situações, a partir da mobilização dos saberes e competências. O rigor, qualidade e capacidades técnicas de execução serão crescentes, de acordo com as competências e grau de maturidade alcançados pelos alunos (aprendizagem progressiva , que consiste em passar de analises mais simples e analises mais complexas).

O processo ensino aprendizagem pressupõe o estudo de objectos e de sistemas, através de um procedimento que conduza à elaboração de projectos devidamente fundamentados. No decorrer desses projectos deve-se tentar resumidamente, responder as seguintes questões:
» Que conceitos ou principios deve conhecer ?
»Que experiências/actividade devemos realizar?
» Como nos devemos organizar?


domingo, 3 de julho de 2011

1.ª EDICÃO

Este é um espaço para debate e apresentação de ideias sobre a educação tecnológica. O espaço conterá além de artigos alusivos ao tema "Educação Tecnológica" também videos, fotos e programas diversos de apoio. A tua participação será muito importante para nós. Aqui vai o nosso 1.º video...

O fim chegou...das disciplinas técnicas

Em 2013, foi publicada uma mensagem neste blog,  relativa ao possível fim da disciplina de Educação Tecnológica. Por esta altura, em 2013 o ...