No 3º Ciclo será aprofundada a análise técnico - tecnológica iniciada anteriormente, sendo os conhecimentos e as aprendizagens integradas num contexto global, analisando os seus fundamentos. O mundo tecnológico será estudado em toda a sua complexidade, dinâmica e evolução, proporcionando a construção de uma cultura e literacia tecnológicas, devendo o aluno desenvolver critérios valorativos próprios. Promover-se-á, de forma gradual, o avanço da autonomia dos alunos, baseada no entendimento dos problemas, na interiorizarão dos conceitos, princípios e operadores tecnológicos (de uma forma sistemática) e da transferência das aprendizagens para outras situações, a partir da mobilização dos saberes e competências. O rigor, qualidade e capacidades técnicas de execução serão crescentes, de acordo com as competências e grau de maturidade alcançados pelos alunos (aprendizagem progressiva , que consiste em passar de analises mais simples e analises mais complexas).
O processo ensino aprendizagem pressupõe o estudo de objectos e de sistemas, através de um procedimento que conduza à elaboração de projectos devidamente fundamentados. No decorrer desses projectos deve-se tentar resumidamente, responder as seguintes questões:
» Que conceitos ou principios deve conhecer ?»Que experiências/actividade devemos realizar?
» Como nos devemos organizar?
Sem comentários:
Enviar um comentário