Translate

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Educação Artistica como forma para melhorar a criatividade dos Jovens...


O papel da educação artística na formação de competências dos jovens para o século XXI tem sido amplamente reconhecido a nível europeu. A Comissão Europeia propôs uma Agenda Europeia para a Cultura, que foi subscrita pelo Conselho da União Europeia em 2007. Esta Agenda reconhece o valor da educação artística no desenvolvimento da criatividade. Além disso, o quadro estratégico da UE para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação ao longo da próxima década realça claramente a importância de competências essenciais, transversais, incluindo a sensibilidade cultural e a criatividade. 2009 é o Ano Europeu da Criatividade e da Inovação, o que acentua o reconhecimento das ligações entre sensibilidade cultural e criatividade.
O potencial da educação artística como forma de melhorar a  criatividade dos jovens, sublinharam a necessidade de melhorar continuamente a sua qualidade. Para ajudar a dar resposta a esta exigência e a identificar as melhores práticas, a Rede Eurydice publica esta visão global do estado da educação artística e cultural na Europa. O estudo contém informações comparativas sobre a oferta de educação artística e cultural nos currículos de 30 países europeus. Abrange as metas e os objectivos de uma educação desse género, a sua organização, a oferta de actividades extracurriculares, bem como iniciativas para desenvolver a educação artística e cultural.

(Texto adaptado:Ján Figel’ Comissário Europeu responsável pelaEducação, Formação, Cultura e Juventude; 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O fim chegou...das disciplinas técnicas

Em 2013, foi publicada uma mensagem neste blog,  relativa ao possível fim da disciplina de Educação Tecnológica. Por esta altura, em 2013 o ...