Translate

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Escolha da Madeira

O trabalho em madeira esta ao alcance de todos, pois é um excelente material explorado pelo homem à milhares de anos.  Sensível a muitos factores naturais é necessário ter cuidado para a trabalhar e a fazer durar. A madeira é um material muito diverso, com milhares de escolhas disponíveis, com as mais diversas características, como as cores, cheiros, durezas, e até diria sensações ao tato, lembranças da infância…
 
Não existe madeira ruim. O que existe é apenas a madeira certa aplicada no lugar certo.  Muitas das dúvidas que se têm são do género:Qual é a madeira que vamos utilizar no meu trabalho? Madeira dura? Madeira macia? Madeira clara? Madeira escura? Madeira de pinho ou carvalho? Madeira lisa? Madeira com veios?
A madeira é um material muito diverso, com milhares de escolhas disponíveis, com as mais diversas características, como as  cores, cheiros, durezas, e até diria sensações ao tato, lembranças da infância…
A madeira, além de ter diversas características físicas possui características mecânicas que manifesta  pela sua maior capacidade em ser trabalhada. Outro fator que contribui a maior resistência da madeira é a presença de brancal (ou alburno, veios mais claros da parte exterior da árvore e menos resistentes), nós, galhos, rachaduras e fissuras.

Tudo isso torna a escolha da madeira um grande mistério, ficando no ar  a sensação de que estamos adquirindo a madeira errada ou que estamos a ser  enganados por algum vendedor.

A escolha de cores e cheiros é uma opção pessoal de quem vai comprá-las, de acordo com o gosto de cada um. Mas na prática a cor da madeira é como a pele do ser humano, quanto mais escura for, mais resistente ao sol ela será, ou seja mais resistente à oxidação (ex. o carvalho ) devido à ação dos raios ultravioleta.
Mas antes, de selecionar a madeira importa definir o projeto. Se o trabalho envolve pequenos pormenores devemos optar sempre por uma madeira mais macia (fácil de trabalhar). Se o trabalho se destina para um recinto exterior (ninho de pássaros) a madeira deve ser mais dura e resistente à humidade.

Identificação de Defeitos na madeira nas madeiras resinosas (Pinho)
 
 
 
 
 
dura ao longo da linha de aresta, também conhecida como a coroa.
 
 
 
 
 
Um nó frouxo ou morto, cercado por um anel escuro, pode cair ou já pode ter deixado um buraco (este pode levar a rutura da tábua).
 
 
 
 
Defeito  ao longo  do pedaço de madeira, comumente nas extremidades.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O fim chegou...das disciplinas técnicas

Em 2013, foi publicada uma mensagem neste blog,  relativa ao possível fim da disciplina de Educação Tecnológica. Por esta altura, em 2013 o ...