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quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A Educação Tecnológica - O Princípio do seu Fim…


Iniciado este ano letivo (2012-2013) deparamo-nos com uma reduzida carga horária que inviabiliza muitos dos projetos levados a cabo por alunos. A carga horária de 45minutos/semana  impossibilita a introdução do trabalho de projeto e a resolução de problemas em tempo útil, como os principais contributos para o desenvolvimento de competências na área da Educação Tecnológica/Técnica. Um Projeto exige sempre, a capacidade de observação, de atenção, de questionamento, de reflecção sobre o que viram e um diálogo entre(ra)equipas.  A pesquisa o domínio da Língua Portuguesa e ainda de outras áreas saber são alguns exemplos que poderiam ser promovidos no âmbito da disciplina de educação tecnológica.

 Por fim, um outro aspeto importante é a satisfação dos alunos em conseguirem explicar alguns conceitos, de ultrapassarem dificuldades, revelarem a capacidade de questionar a realidade e não tomarem a realidade como um ”facto adquirido” tornando possível trabalhar conceitos de forma mais “palpável”.

Atualmente cultura ministerial vai o sentido não deixar promover este tipo de atividades. Ao longo de vários anos o ênfase na dimensão do execução  dos trabalhos práticos teve em alguns dos projetos um papel determinante pois, como afirmava um professor, permitiu aos alunos promover capacidades, competências em ação, articulada com os projetos. Lamentavelmente a dificuldade na aplicação deste tipo de atividade(s), que poderia ser proveitoso para alunos é posta em causa.

Em resumo, a adoção de me­todologias de ensino, segundo uma perspetiva construtivista baseada na experimentação/prática e na promoção da interatividade e criatividade ficam assim comprometidos definitivamente.



 
 

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