Translate

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Conceitos Higiene Saúde e Segurança no Trabalho (HSST)


Alguns concetos básicos aplicados de forma corrente em HSST


Controlo de riscos

Controlar os riscos significa intervir sobre eles, no sentido de se obter a minimização dos seus efeitos até a um nível aceitável.

Doença profissional

Consideram-se doenças profissionais as lesões corporais, perturbações funcionais ou doenças como consequência necessária e (in)direta da atividade profissional e não representem um desgaste normal do organismo.

Estimar/ Avaliação do risco

Estimar o risco significa medir, o mais objetivamente possível, a sua gravidade. Na estimativa do risco deverão ser tidos em conta os sistemas de controlo já existentes, uma vez que eles vão interferir na própria extensão do risco (por exemplo: sistemas de deteção e combate a incêndios).

Formação em Segurança e Saúde do Trabalho

Por formação deve entender-se um processo organizado na transmissão de conhecimentos, mudança de comportamentos e atitudes relativos às estratégias, metodologias de organização e ação preventivas.

Higiene do Trabalho (ou Higiene Industrial)

A Higiene do Trabalho é definida como sendo «a ciência e a arte dedicadas ao reconhecimento, avaliação e controlo dos fatores ambientais gerados no, ou pelo, trabalho e que podem causar doença, alteração na saúde e bem-estar ou desconforto significativo e ineficiência entre os trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade envolvente».

Local de Trabalho

Por «local de trabalho» deverá entender-se «todo o lugar em que o trabalhador se encontra ou deva dirigir-se em virtude do seu trabalho e em que esteja, direta ou indiretamente, sujeito ao controlo do empregador».

 

 

Perigo

É uma componente do trabalho que seja potencialmente causador de danos, corporais e psicológicos.

Prevenção

Ação que visa  evitar ou diminuir os riscos profissionais através de um conjunto de posições ou medidas que devam ser tomadas no decorrer do trabalho.

Risco

O risco é, por definição, a possibilidade de uma ocorrência (acidente).

Risco Profissional

O conceito de risco profissional, consiste na possibilidade de um trabalhador sofrer um dano na sua saúde ou integridade física provocado pelo trabalho

Ruído

O ruído é um som desagradável e indesejável que perturba o ambiente, contribuindo para o mal-estar, provocando situações de risco para a saúde do ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O fim chegou...das disciplinas técnicas

Em 2013, foi publicada uma mensagem neste blog,  relativa ao possível fim da disciplina de Educação Tecnológica. Por esta altura, em 2013 o ...