Translate

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Método de Resolução de Problemas (MRP)na elaboração de projetos


O MRP procura integrar o trabalho manual e  intelectual (pensamento) de modo a  resolver problemas visuais e técnicos que vão permitir a aquisição/construção de uma atitude tecnológica.
Resumidamente consistira no seguinte:
1. Consiste em colocar problemas sobre uma actividade que se irá desenvolver. Aqui fazemos previsões do que nos poderá acontecer e do que vamos precisar. Devemos  conhecer qual a  situação mal estar ou um problema sentido por nós (Ex. pretendemos guardar uma coleção de carrinhos de coleção...).
2. Esta  fase que envolve trabalho de pesquisa.  Temos    que fazer uma selecção dos pontos para os quais não tenho respostas. Atualmente existem muito recursos ao nosso dispor, como inciclopédias, revistas técnicas e de bricolage, internet, catálogos e folhetos, etc.
3.  Elaboração do Projecto. Habitualmente através do desenho coloco as respostas aos meus problemas. Além disso   serve para corrigir os erros ou colocar algumas ideias proprias nas soluções.  O projeto deve também incluir uma lista de materiais, ferramentas/utensílios, operações técnicas de transformação e um pequeno orçamento.  
4. Realização prática as operações práticas de transformação.
5. Testagem final - Nesta fase devemos assegurar-nos que o trabalho final responde à situação inicial. Se tal não acontecer poderemos ter que reformular ou adaptar o nosso trabalho/projeto...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O fim chegou...das disciplinas técnicas

Em 2013, foi publicada uma mensagem neste blog,  relativa ao possível fim da disciplina de Educação Tecnológica. Por esta altura, em 2013 o ...