São frequentes as confusões entre um portefólio e um dossier:
O
Portefólio
|
O
dossiê
(compilação tradicional de trabalhos)
|
·
O portefólio dá conta do percurso de aquisição de
competências do aluno
·
Os elementos a inserir são escolhidos em função das
metas estipuladas
·
Os elementos são escolhidos
de acordo com critérios predeterminados e acordados entre alunos e o
professor
·
Os elementos escolhidos representam, de forma clara, as
competências adquiridas pelo aluno.
·
Os elementos são escolhidos de forma regular, a partir
de situações significativas de aprendizagem e avaliação.
·
Os trabalhos escolhidos, contêm comentários dos
professores, dos alunos e/ou encarregados de educação.
·
O aluno faz
reflexões e estabelece objectivos e estratégias.
·
Os elementos escolhidos são sempre datados.
·
Há uma ligação
entre os diferentes trabalhos. A reflexão sobre desafios estabelecidos é
obrigatória.
·
O portefólio é um documento de avaliação em constante
reformulação.
·
O aluno guarda o seu portefólio e é responsável por
ele, podendo servir-se dele ao longo
de todo o ciclo de aprendizagem.
|
·
Os trabalhos não representam o percurso do aluno.
·
Os trabalhos nem sempre são escolhidos em função das
metas estipuladas.
·
Os alunos não
conhecem critérios de selecção, ou então, só os fazem corresponder aos
melhores trabalhos
·
Os elementos escolhidos não são necessariamente
representativos das competências dos alunos.
·
Os elementos são compilados de modo esporádico e não
continuo.
·
Em geral, os trabalhos não contêm comentários pessoais nem do aluno, nem dos colegas, nem
dos encarregados de educação.
·
O aluno não faz
reflexões nem estabelece objectivos, desafios ou estratégias para a sua
própria aprendizagem.
·
Os trabalhos raramente são datados.
·
Não há uma ligação entre os diferentes trabalhos.
·
O dossiê é um arquivo morto.
·
O professor e/ou a escola podem guardar o dossiê que,
rapidamente, que esquecem.
|
- Bernardes, C., e Miranda, F., (2003) Portefólio, Uma escola de competências, Porto, Porto Editora
Sem comentários:
Enviar um comentário